O scanner PET foi feito primeiramente disponível em 1975 , de acordo com Renato ME Sabbatini , PhD , pesquisador biomédico e professor brasileiro . Os primeiros scanners produzidos baixa qualidade e baixa definição de imagem devido ao limitado número de sensores de radiação no scanner. Scanners PET evoluíram desde então para que as modernas produzir imagens mais nítidas de qualidade muito superior , devido à melhoria da tecnologia e equipamentos.
Usa
O PET scan é uma ferramenta importante utilizado para fins de diagnóstico e de tratamento em medicina . Melhor Canal Saúde enumera vários usos potencialmente salva-vidas do PET scan , incluindo a avaliação eo tratamento de doenças neurológicas e cardiovasculares, bem como tipos de câncer.
Preparação
o seu médico irá rever o seu histórico médico , medicamentos que está tomando e alergias a medicamentos antes de uma varredura. Você pode ser solicitado a abster-se de comer ou beber nada além de água por várias horas antes de a digitalização como isso pode interferir com os resultados. Diabéticos, mulheres grávidas e lactantes serão instruídos a tomar precauções especiais .
Como funciona eo que esperar
Antes da digitalização, você vai ser injetado com um traçador que irá viajar através de sua corrente sanguínea e aos seus órgãos e tecidos. Você pode ter que esperar até uma hora para os seus órgãos e tecidos para absorver o marcador antes de iniciar a digitalização.
Em seguida, você será solicitado a deitar-se sobre uma superfície e para manter ainda durante a varredura. A superfície começará a mover-se em um buraco em forma de túnel . O scanner detecta a radioatividade do tracer e converte a atividade em imagens
A duração do procedimento irá variar de acordo com o que está sendo testado e que parte do corpo está sendo digitalizado.; pode demorar de 15 minutos a duas horas.
Eventuais Riscos
Como com qualquer procedimento médico, existem riscos associados com PET . Em geral, o mundo médico considera PET a ser relativamente seguro, o paciente é exposto a baixas doses de radiação
Complicações também existem para as mulheres grávidas ou lactantes .; a exposição à radiação pode afetar o desenvolvimento do feto em mulheres grávidas. A mulher que amamenta pode expor seu filho à radiação através do leite materno , de acordo com a página do RadiologyInfo sobre "Segurança em Procedimentos de imagens médicas. "
Alguns pacientes podem ter reações alérgicas aos traçadores , mas isso raramente acontece e, geralmente, não é preocupante. Diabéticos são instruídos a jejuar antes do exame como comer ou beber pode produzir falsos resultados devido ao rompimento dos níveis de insulina e de açúcar no sangue . Por fim , os pacientes que sofrem de ansiedade ou claustrofobia pode sentir desconforto devido ao design estreito da máquina PET scan .