Se você está em risco de reação hemolítica tardia depois de receber uma transfusão de sangue , pode ser necessário um teste DAT . As pessoas com maior risco são as mulheres que tiveram gestações anteriores e pessoas que tiveram transfusão de sangue anteriores. Você pode ter tido uma transfusão de sangue , se você teve uma cirurgia cardíaca , uma doença que causa anemia ou perda de sangue, ou um distúrbio de sangramento .
Sintomas
reação hemolítica atrasada pode se desenvolver a partir de quatro dias a um mês após a transfusão . O paciente pode não ter sintomas ou ter um pouco de febre . Os testes de laboratório podem apresentar diminuição do hematócrito , o aumento da bilirrubina no sangue e hemoglobina na urina.
Como Funciona
O técnico de laboratório mistura seu amostra de sangue com o reagente de Coombs para examinar seu sangue para certos anticorpos no sangue. Se esta for positiva, o próximo passo é procurar a imunoglobulina G ( IgG) e complementar fator C3d usando um reagente separado e verificar se há uma mudança de cor .
Interpretação
o técnico avalia os resultados e chega a uma conclusão sobre se o paciente tem atrasado reação hemolítica. As considerações incluem a força da mudança de cor e histórico do paciente e fatores de risco , como gravidez anterior.