acordo com um artigo no " QJM ", uma revista internacional de medicina , os médicos nos problemas relatório do Reino Unido , com acesso as veias para colocar os fios de marcapasso temporário dentro Os médicos relatam uma falha o acesso às veias num grande número de casos . De facto , estes problemas de acesso podem mesmo resultar em trauma local ou pneumotórax no paciente . E a maneira como o médico posiciona o fio , com base no acesso disponível, pode resultar em perfuração cardíaca ou batimentos cardíacos irregulares .
Infecção
Outro problema com fios de marcapasso temporário é o risco de infecção causada pelas acções inadvertidas do médico . De acordo com um artigo no QJM os Journals Oxford ' , como muitos como 20 por cento dos pacientes desenvolveram " microbiologicamente confirmada septicemia ", quando o médico saiu no fio ritmo por mais de 48 horas. Esta é uma importante causa de morte, além de resultar em atraso na colocação de um marca-passo permanente. Assim , surge um risco seis vezes maior de infecção do sistema permanente. Isso poderia tornar-se um ciclo, com a infecção de fios temporários causando um atraso na colocação de um marca-passo permanente, o que leva a uma maior infecção.
Especialista Versus Generalista
de acordo com um artigo no " Pacing e Electrofisiologia indiano Journal", os dados sobre os procedimentos de marcapasso temporário apoiar a premissa de que os especialistas têm um registro melhor para evitar complicações quando executar este procedimento do que generalistas. Isto é provavelmente porque os especialistas em cardiologia tiveram maior exposição a este procedimento do que os generalistas , que podem até mesmo ser novatos.