casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | A cirurgia cardíaca
O que envolve a cirurgia cardiovascular?
A cirurgia cardiovascular é um ramo da medicina que trata de intervenções cirúrgicas no coração, vasos sanguíneos e outros órgãos do sistema circulatório. Os cirurgiões cardiovasculares são responsáveis por diagnosticar, tratar e gerenciar uma ampla gama de condições cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana, doença cardíaca valvular, defeitos cardíacos congênitos e doença vascular periférica.
Vários procedimentos cirúrgicos são realizados em cirurgia cardiovascular para reparar, substituir ou reconstruir estruturas cardiovasculares danificadas ou doentes. Estes incluem:
1.
Revascularização do miocárdio (CRM): Este procedimento é comumente realizado para tratar doença arterial coronariana, onde artérias coronárias estreitadas ou bloqueadas restringem o fluxo sanguíneo para o coração. Durante a CABG, o cirurgião enxerta vasos sanguíneos saudáveis de outras partes do corpo, geralmente da perna ou do braço, para contornar as artérias coronárias bloqueadas e restaurar o fluxo sanguíneo para o coração.
2.
Reparo ou substituição de válvula: Quando as válvulas cardíacas são danificadas ou doentes, elas podem exigir reparo ou substituição. Durante o reparo da válvula, o cirurgião pode remodelar os folhetos da válvula, remover obstruções ou apertar as estruturas de suporte para restaurar a função adequada da válvula. Nos casos em que o reparo não seja viável, pode ser realizada a troca valvar, onde a valva doente é substituída por uma prótese mecânica ou biológica.
3.
Reparo de aneurisma de aorta: Um aneurisma da aorta é um abaulamento ou enfraquecimento da aorta, a principal artéria que transporta sangue do coração para o resto do corpo. Se o aneurisma se tornar muito grande ou romper, pode ser fatal. O reparo do aneurisma da aorta envolve o reforço ou substituição cirúrgica da seção enfraquecida da aorta para evitar a ruptura.
4.
Ablação de Fibrilação Atrial: A fibrilação atrial (AFib) é um distúrbio comum do ritmo cardíaco que pode causar batimentos cardíacos irregulares e rápidos. Durante a ablação AFib, o cirurgião usa calor ou frio para fazer a ablação (destruir) o tecido do coração que causa os sinais elétricos anormais. O objetivo é restaurar o ritmo cardíaco normal.
5.
Reparo de defeitos cardíacos congênitos: Os defeitos cardíacos congênitos são anormalidades estruturais do coração presentes no nascimento. Esses defeitos podem variar de leves a graves e podem exigir correção cirúrgica. Os cirurgiões cardiovasculares realizam cirurgias especializadas para reparar esses defeitos, como fechar buracos entre as câmaras do coração, reparar válvulas cardíacas malformadas e reconstruir conexões anormais de vasos sanguíneos.
6.
Cirurgia Vascular Periférica: A cirurgia vascular periférica envolve o tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos fora do coração. Isto inclui condições como doença da artéria carótida (estreitamento das artérias que fornecem sangue ao cérebro), trombose venosa profunda (coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas) e doença arterial periférica (estreitamento ou bloqueio das artérias nas pernas ou braços). As intervenções cirúrgicas incluem angioplastia, colocação de stent, cirurgia de bypass e endarterectomia para restaurar o fluxo sanguíneo e melhorar a circulação.
A cirurgia cardiovascular requer treinamento e experiência especializados e é realizada em unidades cirúrgicas cardiovasculares dedicadas dentro dos hospitais. Os cirurgiões trabalham em estreita colaboração com cardiologistas, radiologistas e outros especialistas para fornecer atendimento abrangente a pacientes com doenças cardiovasculares.