casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | A cirurgia cardíaca
Quando é realizada a cirurgia de marca-passo?
A cirurgia de marcapasso é realizada para tratar certas doenças cardíacas que envolvem batimentos cardíacos lentos ou irregulares, como:
Bradicardia:Esta é uma condição em que o coração bate muito devagar para bombear sangue rico em oxigênio suficiente para o corpo. A bradicardia pode causar sintomas como fadiga, tontura e falta de ar. A bradicardia grave pode levar à perda de consciência e até à morte.
Síndrome do nó sinusal (SSS):Esta é uma condição em que o nó sinusal, que é o marca-passo natural do coração, não funciona corretamente. O SSS pode causar episódios de frequência cardíaca lenta (bradicardia) ou frequência cardíaca acelerada (taquicardia).
Bloqueio atrioventricular (bloqueio AV):Esta é uma condição em que os sinais elétricos das câmaras superiores (átrios) do coração não são conduzidos adequadamente para as câmaras inferiores (ventrículos). O bloqueio AV pode causar sintomas como fadiga, tontura e desmaios. O bloqueio AV grave pode causar parada cardíaca súbita.
Os marcapassos também podem ser usados para tratar outros distúrbios do ritmo cardíaco, como fibrilação atrial e flutter atrial, em certos casos.