casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | A cirurgia cardíaca
Como são chamadas as 5 pontes de safena?
A cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM), também conhecida como cirurgia de revascularização quíntupla, envolve o enxerto de vasos sanguíneos saudáveis de outras partes do corpo para desviar de artérias coronárias bloqueadas ou estreitadas. O número de desvios realizados depende da extensão e localização dos bloqueios.
Os cinco desvios são normalmente:
1. Bypass descendente anterior esquerdo (LAD):Este bypass enxerta um vaso sanguíneo ao redor do bloqueio no LAD, que fornece sangue para a parte frontal do coração.
2. Bypass da artéria coronária direita (CD):Esta ponte de safena enxerta um vaso sanguíneo ao redor do bloqueio na CD, que fornece sangue para o lado direito do coração.
3. Bypass da artéria circunflexa esquerda (LCx):Este bypass enxerta um vaso sanguíneo ao redor do bloqueio na LCx, que fornece sangue para o lado esquerdo do coração.
4. Desvio do ramo diagonal:Este desvio enxerta um vaso sanguíneo ao redor do bloqueio no ramo diagonal, que é um ramo do LAD que fornece sangue para a parte frontal do coração.
5. Bypass da artéria descendente posterior (PDA):Este bypass enxerta um vaso sanguíneo ao redor do bloqueio no PDA, que é um ramo da RCA que fornece sangue para a parte posterior do coração.
O número de bypasses necessários é determinado pelo cirurgião com base na anatomia individual do paciente e na extensão da doença arterial coronariana.