casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | A cirurgia cardíaca
Dissecção Espontânea da Artéria Coronária (SCAD)?
Dissecção espontânea da artéria coronária (SCAD) é uma condição relativamente rara em que há uma ruptura espontânea em uma ou mais artérias coronárias, os vasos sanguíneos que fornecem sangue rico em oxigênio ao músculo cardíaco. SCAD pode causar dor no peito, falta de ar, náuseas, vômitos, tonturas e, em alguns casos, ataque cardíaco.
A causa exata do SCAD não é totalmente compreendida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores, incluindo:
- Paredes das artérias coronárias fracas ou danificadas
- Fluxo sanguíneo anormal nas artérias coronárias
- Inflamação nos vasos sanguíneos
- Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou menopausa
- Certas condições médicas, como doenças do tecido conjuntivo, displasia fibromuscular e doenças autoimunes, incluindo LES.
- Certas síndromes hereditárias, incluindo síndrome de Marfan, síndrome de Loeys-Dietz.
A SCAD é mais comum em mulheres do que em homens e geralmente ocorre em pessoas entre 30 e 50 anos de idade. É relativamente rara, mas pode ser uma doença grave se não for tratada imediatamente.
Se sentir dor no peito, falta de ar ou outros sintomas de SCAD, é importante consultar um médico imediatamente. O SCAD pode ser diagnosticado com uma variedade de testes, incluindo:
- Eletrocardiograma (ECG)
- Ecocardiograma
- Angiografia coronária (incluindo tomografia computadorizada)
- Ultrassonografia intravascular (IVUS)
- Tomografia de coerência óptica (OCT)
O tratamento para SCAD normalmente inclui medicamentos, como analgésicos, anticoagulantes (anticoagulantes) e nitratos, bem como mudanças no estilo de vida, como seguir uma dieta saudável, praticar exercícios regularmente e parar de fumar. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para reparar a artéria danificada.
Com diagnóstico e tratamento imediatos, a maioria das pessoas com SCAD recupera totalmente.