casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | A cirurgia cardíaca

Artéria Braquial:O que saber

Definição

A artéria braquial é uma importante artéria do membro superior. Origina-se da artéria axilar na borda inferior do músculo redondo maior, ou cerca de 2,5 cm abaixo da borda lateral da clavícula, e se estende até o nível da articulação do cotovelo, onde termina dividindo-se nas artérias ulnar e radial.

Ramos

A artéria braquial emite vários ramos, incluindo:

- Artéria braquial profunda: Este ramo surge logo abaixo do redondo maior e supre o músculo tríceps braquial e o úmero.
- Artéria colateral ulnar superior: Este ramo surge oposto à inserção do coracobraquial e segue ao longo do lado medial do braço para suprir o tríceps braquial e a articulação do cotovelo.
- Artéria colateral ulnar inferior: Esse ramo surge alguns centímetros abaixo da artéria colateral ulnar superior e também segue ao longo do lado medial do braço para irrigar o tríceps braquial, a articulação do cotovelo e os músculos do antebraço.
- Artéria radial: Um dos dois ramos terminais da artéria braquial, a artéria radial viaja lateral e distalmente ao longo do antebraço e supre a face lateral da mão.
- Artéria ulnar: O outro ramo terminal da artéria braquial, a artéria ulnar, segue medial e distalmente ao longo do antebraço e supre a face medial da mão.

Significância Clínica

A artéria braquial é comumente usada para medir a pressão arterial e obter amostras de sangue. Também pode ser usado para canulação arterial durante procedimentos cirúrgicos.

Variações anatômicas

A artéria braquial pode ter diversas variações em seu padrão de ramificação, incluindo:

- Secção alta da artéria braquial: Nesta variação, a artéria braquial se divide nas artérias radial e ulnar acima da articulação do cotovelo, normalmente ao nível da axila ou do braço.
- Divisão baixa da artéria braquial: Nesta variação, a artéria braquial se divide nas artérias radial e ulnar abaixo da articulação do cotovelo, normalmente ao nível do antebraço.
- Artéria interóssea comum: Nesta variação, uma única artéria, a artéria interóssea comum, surge da artéria braquial e dá origem às artérias radial e ulnar.
- Artéria braquial superficial: Nessa variação, a artéria braquial corre mais superficialmente no braço, tornando-o mais suscetível a lesões.