casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Mastectomia
O que é cesariana transversal baixa?
Cesárea transversal baixa (LTCS) é um procedimento cirúrgico para dar à luz um bebê através de uma incisão na parte inferior do abdômen e no útero. É o tipo mais comum de cesariana e normalmente é realizada quando o parto vaginal não é possível ou seguro.
Motivos para LTCS Existem muitas razões pelas quais um LTCS pode ser necessário, incluindo:
*
Desproporção cefalopélvica (DPC) :Isso ocorre quando a cabeça do bebê é grande demais para passar pela pélvis da mãe.
*
Sofrimento fetal :Isso ocorre quando o bebê não está recebendo oxigênio ou nutrientes suficientes da placenta.
*
Placenta prévia :Isso ocorre quando a placenta está localizada sobre o colo do útero, bloqueando a passagem do bebê pelo canal do parto.
*
Descolamento prematuro da placenta :Isso ocorre quando a placenta se separa da parede uterina antes do parto.
*
Pré-eclâmpsia/eclâmpsia :Estas são condições graves que podem ocorrer durante a gravidez e podem causar hipertensão e convulsões.
*
Gestação múltipla :Isso ocorre quando a mãe está grávida de mais de um bebê.
*
Condições médicas maternas :Certas condições médicas, como doenças cardíacas ou diabetes, podem tornar os ILPI a opção mais segura para o parto.
Procedimento A LTCS é realizada sob anestesia geral, de modo que a mãe fica inconsciente e não sente nenhuma dor durante o procedimento.
O cirurgião fará uma incisão horizontal na parte inferior do abdômen, logo acima do osso púbico. O útero é então aberto e o bebê nasce. A placenta é então removida e o útero fechado com pontos.
A incisão é fechada com pontos ou grampos e é aplicado um curativo. A mãe será levada para a sala de recuperação, onde será monitorada para eventuais intercorrências.
Recuperação A maioria das mulheres que têm um ILPI permanece no hospital por 2 a 3 dias. Durante esse período, eles receberão analgésicos e antibióticos. Eles também aprenderão como cuidar de sua incisão.
A recuperação do LTCS pode levar várias semanas. É importante descansar e evitar atividades extenuantes durante esse período. A maioria das mulheres consegue retornar às suas atividades normais dentro de 6 a 8 semanas.
Riscos LTCS é um procedimento cirúrgico importante e existem alguns riscos associados a ele. Esses riscos incluem:
*
Infecção *
Coágulos sanguíneos *
Danos ao útero ou a outros órgãos *
Gravidez ectópica com cicatriz de cesariana (CSEP) :Esta é uma complicação rara, mas grave, que pode ocorrer quando uma gravidez subsequente se implanta na cicatriz do LTCS.
Taxas de sucesso O LTCS é um procedimento muito bem-sucedido e a maioria das mulheres que o realizam conseguem dar à luz um bebê saudável. A taxa de sucesso do LTCS é de cerca de 95%.