casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Mastectomia
O que é adenoidectomia?
A adenoidectomia é um procedimento cirúrgico para remover as adenóides, que são duas pequenas glândulas localizadas na parte posterior da garganta, atrás das fossas nasais. A adenoidectomia é normalmente realizada para tratar amigdalite crônica, apnéia do sono ou outros problemas respiratórios causados por adenóides aumentados.
O procedimento geralmente é realizado em regime ambulatorial, o que significa que o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. A adenoidectomia normalmente é feita sob anestesia geral, para que o paciente fique inconsciente e sem dor durante a cirurgia.
A cirurgia normalmente leva cerca de 30 minutos. O cirurgião fará uma pequena incisão na parte posterior da garganta e depois usará um instrumento cirúrgico para remover as adenóides. A incisão será fechada com suturas que se dissolverão sozinhas.
Após a cirurgia, o paciente pode sentir alguma dor, inchaço e dificuldade para engolir. Esses sintomas geralmente podem ser controlados com analgésicos e bolsas de gelo. O paciente também pode sentir dor de garganta e voz rouca por várias semanas.
A maioria das pessoas se recupera da adenoidectomia dentro de 1 a 2 semanas.