casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Mastectomia

O que é clitoridectomia?

Clitoridectomia , também conhecida como mutilação genital feminina (MGF), é um procedimento que envolve a remoção parcial ou total do clitóris, o principal órgão erógeno feminino. Em alguns casos, tecidos adicionais ao redor do clitóris e da abertura vaginal também podem ser removidos.

Esta prática prejudicial não tem benefícios conhecidos para a saúde, mas tem impactos prejudiciais significativos no bem-estar físico, mental e sexual das mulheres. Apesar de ser uma violação dos direitos humanos reconhecida internacionalmente, a MGF ainda prevalece, infelizmente, em algumas partes do mundo, predominantemente em África, no Médio Oriente e em algumas regiões da Ásia.

As razões da MGF variam em diferentes comunidades e podem muitas vezes estar ligadas a crenças socioculturais, pressões sociais e misoginia. Algumas percepções prejudiciais e ultrapassadas afirmam que a MGF garante a “pureza”, salvaguarda contra a promiscuidade, aumenta a fertilidade ou cumpre crenças religiosas. No entanto, não existe absolutamente nenhum texto religioso que defenda tais práticas prejudiciais. É crucial combater e erradicar as práticas de MGF através da educação, do empoderamento, da colaboração com líderes religiosos para dissipar conceitos errados e de fortes medidas legislativas e ações legais.