casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Mastectomia

Anatomia e fisiopatologia da cesariana?

Anatomia

O útero é um órgão em forma de pêra localizado na pelve. Está dividido em duas partes:o corpo e o colo do útero. O corpo é a parte superior e maior do útero, e o colo do útero é a parte inferior e mais estreita. O colo do útero se abre na vagina.

A parede uterina é composta por três camadas:

* O endométrio:Esta é a camada mais interna do útero. É revestido por glândulas que produzem um fluido pegajoso que ajuda a transportar os espermatozoides para as trompas de falópio.
* O miométrio:Esta é a camada intermediária do útero. É composto por fibras musculares lisas que se contraem durante o trabalho de parto.
* A serosa:Esta é a camada mais externa do útero. É uma membrana fina e transparente que cobre o útero e o protege de infecções.

Cesárea

A cesariana (cesariana) é um procedimento cirúrgico em que o bebê nasce através de uma incisão no abdômen e no útero. As cesarianas são realizadas quando o parto vaginal não é possível ou seguro.

Indicações para cesariana

Existem muitos motivos pelos quais uma cesariana pode ser necessária, incluindo:

* Sofrimento fetal: Isso significa que o bebê não está recebendo oxigênio ou nutrientes suficientes da placenta.
* Descolamento prematuro da placenta: Esta é uma condição na qual a placenta se separa da parede uterina antes do nascimento do bebê.
* Pré-eclâmpsia: Esta é uma condição caracterizada por pressão alta e proteína na urina.
* Eclâmpsia: Esta é uma forma grave de pré-eclâmpsia que pode causar convulsões.
* Diabetes gestacional: Este é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez.
* Macrosomia: Esta é uma condição em que o bebê é maior que a média.
* Apresentação pélvica: Esta é uma condição em que o bebê é posicionado com as nádegas ou os pés primeiro, em vez da cabeça.
* Cesárea anterior: Mulheres que já tiveram uma cesariana anterior têm maior probabilidade de precisar repetir a cesariana.

Procedimento

A cesariana é realizada sob anestesia geral ou regional. O cirurgião faz uma incisão no abdômen e no útero e depois faz o parto. A placenta é então removida e o útero fechado com pontos.

Recuperação

Após uma cesariana, a mãe ficará alguns dias internada. Ela receberá analgésicos e antibióticos e será monitorada quanto a quaisquer complicações. Ela também aprenderá como cuidar de sua incisão e como amamentar seu bebê.

Riscos

A cesariana é um procedimento cirúrgico importante e há riscos associados a ela. Esses riscos incluem:

* Infecção
* Coágulos sanguíneos
* Danos ao útero ou a outros órgãos
* Gravidez ectópica com cicatriz de cesariana (CSEP) :Esta é uma condição rara em que uma gravidez se desenvolve na cicatriz da cesariana.
* Risco de futuras cesarianas
* Em casos raros, morte materna

A cesariana é uma forma segura e eficaz de dar à luz quando o parto vaginal não é possível ou seguro. No entanto, é importante estar ciente dos riscos associados ao procedimento antes de tomar uma decisão sobre fazer ou não uma cesariana.