mastectomia preventiva envolve a remoção de um ou ambos os seios . A mastectomia total é um processo em que todo o seio e mamilo são removidos , ao passo que uma mastectomia subcutânea remove apenas o tecido da mama e deixa o bocal intacta . De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , a maioria dos médicos recomendam uma mastectomia total , pois proporciona mais proteção contra o câncer de mama.
Fatores de Risco
Algumas mulheres estão em maior risco do que outros para o desenvolvimento de câncer de mama, tais como as mulheres que têm tecido mamário denso . Mulheres com anomalias genéticas , tais como BRCA1 ou BRCA 2 têm genes que os tornam geneticamente predispostos ao câncer. Além disso, uma mulher que já sofreu de câncer de mama ou que tem uma história familiar de câncer de mama pode considerar uma mastectomia preventiva.
Benefícios
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, uma mastectomia preventiva diminui as chances de desenvolver câncer de mama em cerca de 90 por cento de uma mulher. Além disso, muitas mulheres também optar por submeter a uma cirurgia de reconstrução de mama para reconstruir os seios durante ou após o procedimento.