Ali Javan desenvolveu o primeiro laser de gás em 1960. A primeira semicondutor diodo laser foi desenvolvido simultaneamente na URSS e no Bell Laboratories em os EUA O desenvolvimento da fibra óptica permitidos cabos de fibra para ser acoplado a diodos de laser para permitir o controle de onde a luz do laser cai .
Tipos
como lasers desacoplados , diodos de laser acoplada de fibra estão disponíveis em uma ampla gama de potência de saída , com a luz laser em comprimentos de onda específicos . Além disso , diodos de laser acoplada a fibras estão disponíveis em tamanhos de fibras diferentes para diferentes aplicações . Os aplicativos podem incluir a transmissão de dados , médica e gravura e de corte.
Benefícios
O principal benefício de acoplamento de uma fibra óptica a um diodo de laser é a capacidade para controlar onde cai a energia do laser . Em alguns casos , um laser pode ser demasiado grande para mover convenientemente . Ao enviar a saída do laser através de um cabo de fibra óptica , a saída do laser fixa torna-se mais útil.
Transmissão de Dados
Ao unir uma fibra óptica cabo a um díodo de laser, luz laser podem transmitir dados através de grandes distâncias não-lineares. Quanto maior for a energia do laser e a maior pureza óptica da fibra , maior a distância sobre a qual os dados podem ser transmitidos praticamente .
Medical Uso
acoplamento um diodo de laser de alta potência para uma fibra óptica permite que os cirurgiões realizar uma cirurgia a laser . Ao contrário do laser, a fibra óptica que conduz a luz laser é leve , flexível e fácil de posição . Cirurgias a laser comuns incluem Lasik, cirurgias para câncer e certas cirurgias cosméticas. Ao acoplar o laser para o pé e controlos manuais , um cirurgião pode variar a largura e a intensidade do feixe de laser para atingir um número de intensidades e efeitos .