Talvez o uso mais conhecido de lasers em cirurgia é In Situ Keratomileusis , ou LASIK, tecnologia -Assisted Laser . Na cirurgia LASIK , lasers excimer e keratomes laser são utilizadas para alterar permanentemente a forma da córnea para melhorar a visão . O FDA dos EUA fornece uma lista de todas as marcas de aparelhos a laser que são aprovados para a cirurgia LASIK. Lasers também são muito utilizadas em outras cirurgias oftalmológicas para melhorar a catarata e glaucoma. Instrumentos de laser são usados para tratar doenças da retina diabética e edema macular diabético .
Instrumentos de Dermatologia
Lasers são usados por muitos cirurgiões plásticos para remover camadas indesejadas de pele morta para dar ao paciente uma aparência mais jovem . Este processo, chamado de resurfacing fracionado ablativo , deixa o paciente com uma leve ferida que leva alguns dias para curar, e usa o laser de CO2 ou um laser Erbium YAG , sendo que ambos fazem perfurações muito superficiais na pele. Lasers também são usados na remoção de tatuagem, onde os comprimentos de onda de luz são queimados na pele , fazendo com que a tinta da tatuagem de desagregação em pequenas partículas , que são então destruídas pelo sistema imunológico do corpo. Estes , rajadas de energia de curto altos são realizadas com lasers Q -switched , incluindo o Q-switched Ruby, o Alexandrite Q-switched , eo Nd Q-switched : . YAG , todos desenvolvidos especificamente para remoção de tatuagens
laser Instrumentos para outras cirurgias
Lasers também são usados em uma série de cirurgias para substituir bisturis ou outras ferramentas para fazer cortes precisos com mínimo dano tecidual . Muitos tumores cancerígenos são removidos usando uma variedade de instrumentos laser. A Sociedade Americana de Medicina Laser e Cirurgia observa que os lasers de CO2 e Nd: YAG são comumente usados hoje em neurocirurgia , para remover tumores cerebrais ou aliviar a dor. Instrumentos a laser também são usadas para remover vesícula biliar e dissolver cálculos urinários . Além disso , o laser de CO2 tornou-se extremamente importante no tratamento de cancros da laringe e faringe , o que pode ser tratada através do esófago utilizando um laser ao invés de requerer uma incisão no pescoço ou na garganta .