casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Lap Band Surgery
Por que a cirurgia laparoscópica foi inventada?
Cirurgia minimamente invasiva No início de 1900, vários cirurgiões experimentaram o uso de telescópios para visualizar a cavidade abdominal durante a cirurgia. No entanto, foi somente na década de 1970 que a cirurgia laparoscópica, também conhecida como cirurgia minimamente invasiva, foi desenvolvida.
A cirurgia laparoscópica foi desenvolvida como uma forma de reduzir o trauma e a dor associados à cirurgia aberta tradicional. A cirurgia aberta tradicional envolve fazer uma grande incisão na pele para acessar o local da cirurgia, o que pode causar sangramento significativo, cicatrizes e dor. Já a cirurgia laparoscópica utiliza pequenas incisões e uma câmera para visualizar o sítio cirúrgico, permitindo procedimentos menos invasivos e um tempo de recuperação mais rápido.
Alguns dos principais benefícios da cirurgia laparoscópica incluem:
1) Redução da dor e cicatrizes
2) Internações hospitalares mais curtas
3) Tempo de recuperação mais rápido
4) Melhores resultados cosméticos
5) Menor risco de infecção
6) Acesso mais fácil a áreas de difícil acesso
A cirurgia laparoscópica revolucionou o campo da cirurgia e agora é usada em uma ampla gama de procedimentos, incluindo:
1) Colecistectomia (remoção da vesícula biliar)
2) Apendicectomia (remoção do apêndice)
3) Correção de hérnia
4) Histerectomia (remoção do útero)
5) Prostatectomia (remoção da próstata)
6) Cirurgia bariátrica (cirurgia para perda de peso)
A cirurgia laparoscópica tornou-se cada vez mais popular à medida que mais cirurgiões são treinados na técnica e os pacientes se conscientizam de seus benefícios.