casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Joelho
Se o joelho for danificado devido a uma lesão, onde ocorrerá a maior parte dos danos?
O joelho é uma articulação complexa que envolve a articulação do fêmur, tíbia e patela. Ele permite uma ampla gama de movimentos, incluindo flexão, extensão e rotação. Devido à sua estrutura intrincada e ao envolvimento frequente em atividades físicas, o joelho está sujeito a diversas lesões.
No caso de lesões no joelho, a área mais comumente afetada é o ligamento cruzado anterior (LCA). O LCA é uma forte faixa de tecido que atravessa diagonalmente a articulação do joelho, proporcionando estabilidade e evitando o movimento excessivo da tíbia para a frente em relação ao fêmur. As lesões do LCA são frequentemente o resultado de mudanças repentinas de direção ou movimentos de rotação e são particularmente comuns em esportes que envolvem esses tipos de manobras, como basquete, futebol e esqui.
Outras estruturas que podem ser danificadas nas lesões do joelho incluem o ligamento colateral medial (LCM), o ligamento colateral lateral (LCL), o menisco e a cartilagem articular. O MCL está localizado na parte interna do joelho e evita que a articulação se dobre para dentro, enquanto o LCL está localizado na parte externa do joelho e evita que ele se dobre para fora. O menisco é um pedaço de cartilagem em forma de C que atua como uma almofada entre o fêmur e a tíbia e pode ser rompido devido a movimentos repentinos de torção ou rotação. A cartilagem articular é uma camada lisa que cobre as extremidades dos ossos da articulação do joelho e pode ser danificada devido a trauma, uso excessivo ou condições degenerativas, como osteoartrite.
Portanto, embora possam ocorrer lesões em várias estruturas do joelho, o LCA costuma ser a parte mais afetada, especialmente em lesões relacionadas ao esporte.