casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | histerectomia
Adrenalectomia? - Respostas
Pergunta - Qual o significado do termo “adrenalectomia”?
Responder - Adrenalectomia refere-se à remoção cirúrgica de uma ou ambas as glândulas supra-renais localizadas acima de cada rim. Este procedimento é normalmente realizado para tratar condições relacionadas à produção excessiva de hormônios ou tumores nas glândulas supra-renais. As razões para realizar uma adrenalectomia podem incluir:
um.
Síndrome de Cushing: Essa condição ocorre quando as glândulas supra-renais produzem cortisol em excesso, levando a vários sintomas, como ganho de peso, hipertensão e diabetes. Nos casos em que a medicação não é eficaz ou não é tolerada, pode ser necessária uma adrenalectomia para remover a glândula adrenal afetada.
b.
Síndrome de Conn (aldosteronismo primário): Esta condição é causada pela produção excessiva do hormônio aldosterona por uma ou ambas as glândulas supra-renais. Isso leva à hipertensão e baixos níveis de potássio. Uma adrenalectomia pode ser realizada para remover a glândula afetada e normalizar os níveis hormonais.
c.
Feocromocitoma: Os feocromocitomas são tumores raros que se desenvolvem nas glândulas supra-renais e secretam quantidades excessivas de catecolaminas, como adrenalina e noradrenalina. Isso pode causar hipertensão, dores de cabeça e sudorese abundante. A adrenalectomia costuma ser o tratamento preferido para esses tumores.
d.
Câncer adrenal: Nos casos em que células cancerígenas estão presentes nas glândulas supra-renais, pode ser necessária uma adrenalectomia para remover o tecido afetado e controlar o crescimento do tumor.
O tipo de adrenalectomia realizada (unilateral ou bilateral) depende da condição específica a ser tratada e da extensão do envolvimento das glândulas supra-renais. A consulta com um profissional médico é necessária para determinar se a adrenalectomia é a opção de tratamento apropriada com base na condição médica do indivíduo.