casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | histerectomia
O que é uma adenoidectomia?
A adenoidectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de adenóides localizadas na parte posterior da cavidade nasal e atrás do céu da boca (palato mole).
As adenóides são um tipo de tecido linfóide, semelhante às amígdalas. No entanto, a sua função principal ocorre principalmente durante a infância e diminui gradualmente com a idade. Em certos indivíduos, as adenóides podem aumentar de tamanho ou obstruir-se, causando dificuldades respiratórias, infecções recorrentes, distúrbios do sono ou problemas de saúde relacionados. Nesses casos, uma adenoidectomia pode ser recomendada.
Este procedimento é realizado como cirurgia ambulatorial e geralmente requer anestesia geral. É considerado um procedimento relativamente simples para especialistas qualificados em ouvido, nariz e garganta (ENT) ou otorrinolaringologistas. Depois que as adenóides são removidas, os pacientes geralmente experimentam alívio da congestão nasal crônica, redução do ronco, dor de garganta, menos infecções de garganta, melhora da saúde geral e do bem-estar.
Uma adenoidectomia pode ser potencialmente realizada simultaneamente com uma amigdalectomia (remoção de amígdalas), conhecida como adenotonsilectomia. Depende da condição do paciente e da recomendação do profissional médico.