casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | histerectomia

Como é a histerectomia?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do útero. É realizado por vários motivos, incluindo:

* Sangramento uterino anormal
* Miomas uterinos
* Endometriose
* Prolapso uterino
* Câncer de útero, colo do útero ou ovários

A histerectomia pode ser realizada por via vaginal, abdominal ou laparoscópica. O tipo de procedimento melhor para uma determinada paciente dependerá de vários fatores, incluindo o motivo da histerectomia, a saúde geral da paciente e a experiência do cirurgião.

Numa histerectomia vaginal, o útero é removido através da vagina. Este é o tipo menos invasivo de histerectomia e normalmente é realizado para condições benignas, como miomas ou prolapso.

Numa histerectomia abdominal, o útero é removido através de uma incisão no abdômen. Este tipo de histerectomia é normalmente realizado para condições mais complexas, como câncer ou endometriose grave.

Numa histerectomia laparoscópica, o útero é removido através de várias pequenas incisões no abdômen. Este tipo de histerectomia é menos invasivo do que uma histerectomia abdominal e normalmente é realizado em condições que não são tão graves.

A histerectomia é uma cirurgia de grande porte, mas normalmente consegue aliviar os sintomas que levaram ao procedimento. A maioria das mulheres que fazem histerectomia experimenta uma melhora significativa em sua qualidade de vida.

Aqui estão algumas dicas para se recuperar de uma histerectomia:

* Descanso: Descanse bastante nos dias e semanas seguintes à cirurgia.
* Gerenciamento da dor: Tome analgésicos conforme indicado pelo seu médico.
* Cuidados com a incisão: Mantenha suas incisões limpas e secas.
* Restrições de atividades: Evite atividades extenuantes nas primeiras semanas após a cirurgia.
* Cuidados de acompanhamento: Consulte seu médico para consultas de acompanhamento conforme agendado.

Aqui estão alguns riscos e complicações potenciais da histerectomia:

* Sangramento: O sangramento é uma complicação comum da histerectomia. Isso geralmente é leve e irá parar por conta própria. No entanto, sangramento intenso deve ser relatado ao seu médico.
* Infecção: A infecção é outra complicação potencial da histerectomia. Isso pode ser tratado com antibióticos.
* Danos a órgãos próximos: O útero está localizado próximo a vários outros órgãos, incluindo bexiga, reto e ureteres. Danos a esses órgãos podem ocorrer durante uma histerectomia. No entanto, isso é raro.
* Menopausa: Uma mulher que tenha seus ovários removidos durante uma histerectomia experimentará a menopausa imediatamente. Isso pode causar uma variedade de sintomas, incluindo ondas de calor, suores noturnos e alterações de humor.

Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios da histerectomia antes de tomar uma decisão sobre realizar ou não o procedimento.