casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | histerectomia
As mulheres que fizeram histerectomia passam pela menopausa?
A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero. Na maioria dos casos, os ovários também são removidos, o que é chamado de ooforectomia bilateral. Quando o útero e os ovários são removidos, a mulher entra na menopausa imediatamente, independentemente da sua idade. Isso ocorre porque os ovários são a principal fonte de estrogênio e progesterona, os hormônios que regulam o ciclo menstrual. Sem esses hormônios, o ciclo menstrual cessará e a mulher apresentará os sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos e secura vaginal.
Se uma mulher fizer uma histerectomia, mas seus ovários permanecerem intactos, ela não entrará na menopausa imediatamente. No entanto, ela pode apresentar algumas alterações em seu ciclo menstrual, como menstruação irregular ou sangramento mais leve. Com o tempo, os ovários produzirão menos estrogênio e progesterona e ela acabará entrando na menopausa.
A idade em que uma mulher entra na menopausa após uma histerectomia varia dependendo de uma série de fatores, incluindo a idade no momento da cirurgia, seu estado geral de saúde e seu histórico familiar. A maioria das mulheres que fazem histerectomia antes dos 40 anos entrará na menopausa 5 anos após a cirurgia. Mulheres que fazem histerectomia após os 40 anos podem entrar na menopausa mais cedo ou mais tarde, dependendo das circunstâncias individuais.
Se você está pensando em fazer uma histerectomia, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios do procedimento, incluindo o impacto que ele pode ter no seu ciclo menstrual e na menopausa.