casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | histerectomia
O que acontece com você depois de fazer uma histerectomia?
Após uma histerectomia, a mulher passará por diversas mudanças em seu corpo e em sua vida. Essas mudanças podem ser físicas, emocionais e psicológicas.
Mudanças físicas
Após uma histerectomia, os ovários podem parar de produzir óvulos, levando à redução dos níveis de estrogênio. Isso pode causar uma série de sintomas, como ondas de calor, secura vaginal, suores noturnos, alterações de humor e diminuição do desejo sexual.
Mulheres que tiveram o útero removido também podem sentir sensação de plenitude ou pressão no abdômen, bem como incontinência urinária.
Mudanças emocionais e psicológicas
A histerectomia pode ser um acontecimento importante na vida de uma mulher e é comum experimentar uma série de emoções depois, incluindo luto, raiva, tristeza e perda.
Algumas mulheres podem sentir uma sensação de alívio após a histerectomia se já tiverem sofrido sintomas graves anteriormente. No entanto, é importante notar que a histerectomia não é uma cura para todos os problemas ginecológicos e algumas mulheres podem continuar a sentir sintomas após a cirurgia.
Efeitos a longo prazo
Embora a histerectomia seja um procedimento cirúrgico comum, pode haver alguns efeitos a longo prazo dos quais as mulheres devem estar cientes.
Esses efeitos podem incluir:
- aumento do risco de osteoporose
- aumento do risco de doenças cardíacas
- aumento do risco de acidente vascular cerebral
- menopausa precoce
- diminuição do desejo sexual
- secura vaginal
- incontinência urinária
- problemas emocionais e psicológicos
Se você está pensando em fazer uma histerectomia, é importante conversar com seu médico sobre os riscos e benefícios potenciais da cirurgia.