casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | histerectomia

O que é uma endarterectomia?

Uma endarterectomia é um procedimento cirúrgico para remover um acúmulo de placa no interior de uma artéria. A placa é composta de colesterol, gordura, cálcio e outras substâncias que podem se acumular com o tempo e estreitar a artéria. Isso pode reduzir o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos que a artéria fornece.

Uma endarterectomia geralmente é feita nas artérias do pescoço (artérias carótidas), do abdômen (artéria aórtica) ou das pernas (artérias femorais). O procedimento envolve fazer uma incisão na artéria, remover a placa e fechar a artéria.

As endarterectomias costumam ser feitas para tratar a doença arterial periférica (DAP), que é um estreitamento das artérias fora do coração. A DAP pode causar sintomas como dor, dormência e fraqueza no membro afetado. Endarterectomias também podem ser feitas para prevenir acidentes vasculares cerebrais em pessoas com doença da artéria carótida (DAC), que é um estreitamento das artérias carótidas.

A taxa de sucesso de uma endarterectomia depende da localização da artéria e da gravidade do acúmulo de placa. No entanto, a maioria das pessoas que fazem endarterectomia apresentam melhorias significativas nos sintomas.

Alguns dos riscos associados a uma endarterectomia incluem sangramento, infecção e danos à artéria. No entanto, esses riscos são relativamente raros.