A histerectomia pode causar efeitos psicológicos, sociais e sexuais , os quais são considerados os efeitos psicossociais.
Causas
a histerectomia é realizada quando uma condição de saúde faz com que a remoção do útero e , por vezes, as trompas de falópio medicamente necessário. Tanto a condição subjacente e a perda desses órgãos reprodutivos resultar em efeitos psicossociais.
Efeitos psicológicos
Efeitos psicológicos após uma histerectomia pode incluir depressão, irritabilidade, dificuldade para dormir e imagem corporal prejudicada.
Efeitos sociais
os aspectos psicológicos e físicos da histerectomia também pode afetar o aspecto social da personalidade de uma mulher , com a consequente falta de energia criando uma perda de interesse em atividades habituais.
efeitos sexuais
efeitos colaterais de uma histerectomia em algumas mulheres incluem a falta de interesse sexual e incapacidade de atingir o orgasmo .
Tratamentos
mulheres cujo lado psicossocial efeitos são devido à menopausa induzida como resultado de histerectomia pode encontrar seus sintomas aliviados pela terapia de reposição hormonal. A terapia cognitiva , terapia medicamentosa e outras intervenções podem ser recomendados por profissionais de saúde , tanto para pré e pacientes de histerectomia pós-menopausa .