histerectomias são realizadas em resposta a algumas condições médicas específicas , incluindo o câncer ou tumores , hemorragia pós-parto extrema ou crescimento extremo do revestimento do útero fora da cavidade uterina . Histerectomia também , por vezes, são realizadas como medida de precaução , como em mulheres que têm um forte histórico familiar de cânceres do sistema reprodutivo .
Técnica Abdominal
Existem três formas principais de histerectomia pode ser realizada : abdominal, laparoscópica e vaginal. Abdominal é a técnica mais antiga , que envolve uma incisão através da parede abdominal , geralmente acima do osso púbico . Este processo , que é normalmente feito durante histerectomias totais , dá aos médicos maior acesso aos órgãos reprodutivos . Recuperação geralmente leva de quatro a seis semanas , mas pode levar mais tempo.
Laparoscópica Técnica
A histerectomia laparoscópica total é realizada através de um laparoscópio ( um de fibra óptica flexível instrumento equipado com pinças de biópsia , um obturador , uma tesoura ou outros dispositivos ) que é colocado no abdómen , começando no topo do útero . Durante o processo , a totalidade do útero é dissociada dos seus anexos , usando instrumentos longos e finos , então todo o tecido a ser retirado é passado através de pequenas incisões abdominais feitas pelo laparoscópio . A histerectomia laparoscópica supracervical é como cirurgia laparoscópica total, a diferença é o útero é amputado , em vez de totalmente removido.
Vaginal Técnica
histerectomia vaginal é realizada inteiramente através do canal vaginal , e tem várias vantagens sobre a cirurgia abdominal , incluindo menos complicações , menor tempo de internação e menor tempo de cicatrização. A histerectomia vaginal é também a única técnica que pode ser realizada sem anestesia , total ou em regime de ambulatório . É ou não é possível ou muito difícil , no entanto, para realizar histerectomias complicados usando a técnica vaginal.
Riscos
Embora histerectomias pode ser salva-vidas , eles também têm riscos e efeitos colaterais, incluindo menopausa prematura devido a níveis de estrogênio que deixam cair quando os ovários são removidos . A remoção do útero e ovários , também aumenta o risco de doenças cardiovasculares . Além disso, uma diminuição da densidade óssea e aumento do risco de fraturas ósseas são associados a histerectomias , e algumas mulheres desenvolvem cistos ovarianos após uma histerectomia.