casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia de substituição do quadril
Por que uma incisão na parte frontal da coxa deve ser feita em um ângulo diferente da parte posterior da perna?
As incisões na parte anterior da coxa e na parte posterior da perna devem ser feitas em ângulos diferentes devido à estrutura anatômica e à direção dos tecidos subjacentes nessas áreas.
Coxa frontal (coxa anterior) :
- Uma incisão na parte frontal da coxa deve ser feita paralelamente ao sentido das fibras musculares.
- Os músculos quadríceps, responsáveis pela extensão do joelho, descem verticalmente pela frente da coxa.
- Fazer uma incisão paralela a estas fibras minimiza os danos ao tecido muscular e facilita uma cicatrização mais rápida.
- Uma incisão horizontal nesta área pode atravessar múltiplos ventres musculares e romper as fibras musculares, levando a danos teciduais mais significativos e potencial comprometimento funcional.
Parte posterior da perna (perna posterior) :
- Em contrapartida, uma incisão na parte posterior da perna, principalmente na região da panturrilha, deve ser feita transversalmente (horizontal).
- Os músculos da parte posterior da perna estão dispostos em camadas com diferentes orientações, e uma incisão transversal minimiza o risco de danificar as estruturas neurovasculares subjacentes.
- Os músculos gastrocnêmio e sóleo, responsáveis pela flexão plantar do pé, correm diagonalmente do joelho ao calcanhar.
- Uma incisão longitudinal (vertical) nesta área pode resultar no corte destas fibras musculares diagonais e potencialmente comprometer a sua função.
Ao seguir estas orientações, os cirurgiões garantem a ruptura mínima dos tecidos subjacentes e facilitam a cicatrização e recuperação ideais após procedimentos cirúrgicos nestas áreas.