casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | cirurgia de hérnia

O que é herniectomia?

A herniectomia é um procedimento cirúrgico para remover uma hérnia, que é uma protrusão de um órgão ou tecido através de um defeito no músculo ou tecidos que normalmente o contém. As hérnias ocorrem mais comumente no abdômen, mas também podem ocorrer na virilha, na parte superior da coxa ou no umbigo.

As hérnias são frequentemente causadas por uma combinação de fatores, incluindo:
- Músculos abdominais fracos
- Aumento da pressão no abdômen devido à tosse, esforço ou levantamento de objetos pesados
- Obesidade
- Gravidez
- Certas condições médicas, como doenças do tecido conjuntivo

Os sintomas de uma hérnia podem incluir:
- Uma protuberância ou inchaço no abdômen, virilha ou parte superior da coxa
- Dor ou desconforto na área afetada
- Sensação de queimação ou puxão
- Dificuldade em engolir ou respirar (se a hérnia for grande ou na parte superior do abdômen)

O tratamento de uma hérnia geralmente envolve cirurgia para reparar o defeito e remover o saco herniário. O tipo de cirurgia realizada dependerá do tamanho e localização da hérnia.

Na maioria dos casos, a herniectomia é um procedimento seguro e eficaz. No entanto, como acontece com qualquer cirurgia, existem riscos, como infecção, sangramento e danos aos órgãos circundantes.

Após a cirurgia, os pacientes normalmente precisam descansar por alguns dias ou semanas para permitir a cicatrização da incisão. Eles também podem ser aconselhados a evitar atividades extenuantes por um período de tempo.

Na maioria dos casos, as pessoas que fazem uma herniectomia conseguem retornar às suas atividades normais dentro de algumas semanas.