casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | cirurgia de hérnia

Quais são os sintomas de hérnia em mulheres?

As hérnias podem ocorrer em qualquer parte do abdômen ou na região da virilha, mas são mais comuns nos seguintes locais:

1. Hérnia Inguinal:Este é o tipo de hérnia mais comum em mulheres e ocorre na região da virilha. Ocorre quando uma porção do intestino ou tecido abdominal se projeta através de uma área enfraquecida na parede abdominal inferior. Os sintomas podem incluir uma protuberância na região da virilha, que é especialmente perceptível ao tossir, fazer esforço ou ficar em pé por longos períodos. Pode haver dor ou desconforto na região da virilha e, às vezes, pode se estender até a coxa.

2. Hérnia Femoral:Este tipo de hérnia também ocorre na região da virilha, mas abaixo de uma hérnia inguinal. Ocorre quando o tecido abdominal atravessa um ponto fraco na parte superior da coxa, perto de onde a perna encontra o abdômen. Uma hérnia femoral geralmente se apresenta como um caroço pequeno e redondo ou inchaço na região da virilha. Semelhante às hérnias inguinais, pode haver dor ou desconforto, especialmente durante tosse, espirro ou esforço.

3. Hérnia de hiato:Uma hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago passa por uma abertura natural no diafragma. Na maioria dos casos, causa poucos sintomas, mas às vezes pode causar azia, dificuldade para engolir, dor no peito ou sensação de plenitude na garganta.

4. Hérnia Umbilical:Esse tipo de hérnia ocorre através de uma abertura no umbigo. É comum em bebês, mas também pode se desenvolver em mulheres mais tarde na vida devido a vários fatores, como gravidez, obesidade ou esforço excessivo. Os sintomas podem incluir uma protuberância perceptível no umbigo, que pode ser acompanhada de dor ou desconforto.

É importante que as mulheres reconheçam possíveis sintomas de hérnia e procurem avaliação médica se notarem um caroço, protuberância ou desconforto no abdômen ou na região da virilha. O diagnóstico da hérnia e as opções de tratamento podem variar dependendo do tipo, localização e gravidade da doença.