casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass Gástrico

O que ocorre durante a troca gasosa?

Durante a troca gasosa, o corpo absorve oxigênio (O₂) da atmosfera e libera dióxido de carbono (CO₂) como resíduo. Veja como ocorre a troca gasosa:

1. Inalação: Quando inspiramos, inspiramos o ar pelo nariz ou pela boca. O ar então desce pela traquéia (traqueia) e chega aos pulmões.

2. Sistema Brônquico: A traqueia se ramifica em tubos menores chamados brônquios, que se dividem em bronquíolos ainda menores. Essa estrutura ramificada forma o sistema brônquico.

3. Bronquíolos e Alvéolos Respiratórios: Os bronquíolos terminam em pequenos sacos de ar chamados alvéolos. Os alvéolos são estruturas de paredes finas e altamente vascularizadas onde ocorrem as trocas gasosas.

4. Difusão de Oxigênio: Os alvéolos são rodeados por capilares, que são minúsculos vasos sanguíneos. O oxigênio do ar inalado se difunde através das paredes finas dos alvéolos e nos capilares.

5. Transporte de oxigênio: A hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos, liga-se ao oxigênio e o transporta por todo o corpo através da corrente sanguínea. O sangue rico em oxigênio é então bombeado pelo coração para todos os tecidos do corpo.

6. Difusão de dióxido de carbono: No nível dos tecidos, o dióxido de carbono, um produto residual produzido pela respiração celular, difunde-se dos tecidos para os capilares.

7. Transporte de dióxido de carbono: A hemoglobina também pode se ligar ao dióxido de carbono e transportá-lo de volta aos pulmões.

8. Exalação: Quando expiramos, o ar rico em dióxido de carbono é expelido dos pulmões através do nariz ou da boca.

No geral, a troca gasosa envolve a troca contínua de oxigênio e dióxido de carbono entre os pulmões e a corrente sanguínea, garantindo que as células recebam o oxigênio necessário para a respiração celular e eliminem o produto residual, o dióxido de carbono. Este processo é essencial para manter a homeostase e sustentar a vida.