casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass Gástrico

O que é cirurgia de bypass gástrico?

Cirurgia de bypass gástrico , também conhecido como bypass gástrico em Y de Roux (RYGB), é um procedimento cirúrgico que altera a forma como os alimentos são digeridos. É usado como tratamento para obesidade grave e condições relacionadas, como diabetes tipo 2, pressão alta e doenças cardíacas.

A cirurgia de bypass gástrico envolve a criação de uma pequena bolsa estomacal que está diretamente conectada ao intestino delgado. Isso contorna a maior parte do estômago e a primeira parte do intestino delgado, o que ajuda a restringir a quantidade de alimentos que podem ser consumidos e reduz a absorção de calorias e nutrientes.

A cirurgia é realizada por laparoscopia, o que significa que é feita através de algumas pequenas incisões no abdômen, em vez de uma grande incisão aberta. Isso permite um tempo de recuperação mais curto e menos dor.

Aqui está uma explicação passo a passo de como a cirurgia de redução do estômago é realizada:

1. O cirurgião cria uma pequena bolsa estomacal (do tamanho aproximado de um ovo) na parte superior do estômago.

2. A bolsa do estômago é então desconectada do resto do estômago.

3. O intestino delgado é cortado e a extremidade que está conectada à bolsa do estômago é trazida para cima e presa à bolsa pequena. Isso cria uma nova conexão entre o estômago e o intestino delgado.

4. A parte restante do intestino delgado (que agora é contornada) é então fixada mais abaixo no intestino delgado. Isso permite que os sucos digestivos e as enzimas do pâncreas e do fígado se misturem aos alimentos e permitam a absorção de nutrientes.

Após a cirurgia de redução do estômago, os pacientes geralmente experimentam um período de rápida perda de peso durante os primeiros meses, seguido por uma perda de peso mais gradual no ano seguinte. A cirurgia é geralmente considerada eficaz para ajudar as pessoas a perder peso e melhorar sua saúde geral. No entanto, é importante observar que a cirurgia de redução do estômago é um procedimento cirúrgico importante e há riscos envolvidos, incluindo complicações potenciais, como infecção, sangramento ou vazamento da bolsa gástrica.