casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass Gástrico
Você consegue obter uma faixa abdominal após o bypass gástrico?
Não é aconselhável fazer uma cirurgia de banda voltal (banda gástrica ajustável) após ter sido submetido a uma cirurgia de redução do estômago. A cirurgia de bypass gástrico, também conhecida como bypass gástrico em Y de Roux (RYGB) ou cirurgia de desvio gástrico, é um procedimento de perda de peso bem estabelecido e comumente realizado que envolve contornar uma grande parte do estômago e conectar diretamente uma parte do pequeno intestino até a bolsa estomacal.
Após a cirurgia de redução do estômago, a anatomia do estômago e do sistema digestivo é significativamente alterada, tornando um desafio a realização eficaz ou segura da cirurgia de banda voltal. Veja por que não é recomendado fazer cirurgia de banda voltal após bypass gástrico:
1. Anatomia alterada:A cirurgia de bypass gástrico altera a estrutura física do estômago, dificultando a colocação correta e segura da faixa abdominal ao redor da bolsa restante do estômago. A anatomia alterada cirurgicamente pode não fornecer as condições ideais para o funcionamento adequado da faixa abdominal.
2. Complicações potenciais:A realização de cirurgia de banda volta após o bypass gástrico aumenta o risco de várias complicações. A proximidade da banda volta às conexões cirúrgicas criadas durante o bypass gástrico pode levar a possíveis vazamentos ou bloqueios, que podem ter consequências graves.
3. Risco de reintervenção:Há uma chance maior de que cirurgias adicionais possam ser necessárias se surgirem complicações devido à colocação da faixa abdominal no topo da anatomia do bypass gástrico. Isto pode aumentar os riscos globais associados aos procedimentos e pode resultar numa situação cirúrgica mais complexa e difícil.
4. Eficácia e resultados a longo prazo:A cirurgia de banda voltal pode não fornecer o mesmo nível de perda de peso e benefícios à saúde a longo prazo que a cirurgia de redução do estômago já foi realizada. O bypass gástrico é geralmente considerado um procedimento de perda de peso mais eficaz e durável, e combiná-lo com a cirurgia de banda voltal não melhora necessariamente os resultados.
5. Falta de evidências:Não há evidências científicas suficientes para apoiar a eficácia e segurança da realização de cirurgia de banda voltal após bypass gástrico. Os riscos, complicações e resultados a longo prazo não estão bem estabelecidos e geralmente não são recomendados por profissionais médicos.
Se você foi submetido a uma cirurgia de redução do estômago e está considerando procedimentos adicionais ou estratégias de controle para perda de peso, é importante consultar seu médico, um cirurgião bariátrico qualificado e outros profissionais de saúde especializados em controle de peso. Eles podem fornecer orientação e aconselhamento personalizados com base em sua situação individual, estado de saúde e objetivos.