casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia Plástica

Qual é a função da circuncisão?

Os benefícios médicos da circuncisão masculina superam os riscos para os homens heterossexuais. Estes incluem:

- Risco reduzido de infecções sexualmente transmissíveis (IST) :Foi demonstrado que a circuncisão masculina reduz o risco de contrair várias infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, vírus herpes simplex (HSV), papilomavírus humano (HPV) e sífilis. Homens circuncidados também têm menos probabilidade de desenvolver estenose uretral, um estreitamento da uretra que pode causar dificuldade para urinar.

- Risco reduzido de câncer de pênis :Foi demonstrado que a circuncisão masculina reduz o risco de câncer de pênis em cerca de 50%. O câncer de pênis é um câncer raro, mas muitas vezes é mortal se não for detectado precocemente.

- Melhor higiene :A circuncisão masculina pode facilitar a limpeza do pênis, o que pode ajudar a prevenir infecções.

- Benefícios potenciais para parceiras sexuais femininas: Foi demonstrado que a circuncisão masculina reduz o risco de certas DSTs em parceiras sexuais femininas, incluindo tricomoníase, vaginose bacteriana e câncer cervical.

Não há evidências de que a circuncisão masculina tenha quaisquer efeitos negativos para a saúde. Na verdade, alguns estudos demonstraram que a circuncisão pode trazer alguns benefícios à saúde, como a redução do risco de infecções do trato urinário (ITU) e balanite (inflamação da glande do pênis).

Por todas estas razões, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que todos os bebés do sexo masculino sejam circuncidados.