casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Plástica
Quantos níveis de patologia cirúrgica existem?
A patologia cirúrgica envolve tradicionalmente três níveis de patologia cirúrgica:
1)
A sala de arrecadação :É aqui que as amostras de tecido são recebidas da sala de cirurgia. O patologista avalia o tamanho, a forma, a cor e a textura da amostra, faz cortes apropriados para processamento do tecido e preparação da lâmina e examina quaisquer outras áreas necessárias da amostra que exijam avaliação especial.
2)
O Microscópio (Histopatologia) :aqui o patologista examina lâminas preparadas a partir do tecido em nível microscópico para identificar alterações morfológicas e confirmar o diagnóstico, procurando a presença de células tumorais anormais ou evidências microscópicas de inflamação ou infecção.
3)
Imunohistoquímica (IHQ)/Patologia Molecular :é aqui que as amostras de tecido são coradas usando corantes especiais ou técnicas imuno-histoquímicas para caracterizar ainda mais a patologia do tecido, como determinar se um tumor é maligno ou benigno. Alguns laboratórios de patologia incorporam técnicas moleculares, incluindo hibridização in situ (ISH) e reação em cadeia da polimerase (PCR) para um diagnóstico mais abrangente e identificação de potenciais opções terapêuticas.