casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Plástica
Há quanto tempo existe a cirurgia para perda de peso?
A cirurgia para perda de peso, também conhecida como cirurgia bariátrica, existe há mais de um século. A primeira cirurgia para perda de peso registrada foi realizada em 1882 pelo cirurgião alemão Ernst Sonnenburg. Sonnenburg realizou uma gastrectomia, procedimento cirúrgico que remove uma parte do estômago. No início do século 20, outras cirurgias para perda de peso foram desenvolvidas, como a derivação jejunoileal e a gastroplastia com faixa vertical. Essas cirurgias foram eficazes para ajudar as pessoas a perder peso, mas também foram associadas a um alto risco de complicações.
Na década de 1990, um novo tipo de cirurgia para perda de peso foi desenvolvido, denominado banda gástrica laparoscópica ajustável (LAGB). LAGB é um procedimento minimamente invasivo que envolve a colocação de uma faixa ajustável ao redor da parte superior do estômago. Esta faixa pode ser apertada ou afrouxada para restringir a quantidade de comida que pode ser consumida. O LAGB foi um grande avanço na cirurgia para perda de peso, pois foi associado a um menor risco de complicações do que as cirurgias anteriores.
Nos últimos anos, outros novos tipos de cirurgias para perda de peso foram desenvolvidos, como o bypass gástrico em Y-de-Roux (RYGB) e a gastrectomia vertical (SG). RYGB é um procedimento cirúrgico que envolve a criação de uma pequena bolsa no estômago e conectá-la diretamente ao intestino delgado. SG é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção de uma grande parte do estômago. Essas cirurgias são eficazes para ajudar as pessoas a perder peso e estão associadas a um risco menor de complicações do que as cirurgias anteriores.
A cirurgia para perda de peso é uma decisão importante que não deve ser tomada levianamente. No entanto, para pessoas que lutam contra a obesidade, a cirurgia para perda de peso pode oferecer uma forma de melhorar a sua qualidade de vida.