casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata
Existe algum procedimento disponível para reparar o buraco macular?
Opções de cirurgia de buraco macular Existem dois métodos de cirurgia do buraco macular. O tipo de cirurgia recomendada depende das características do buraco macular, podendo ser:
1.
Vitrectomia via pars plana (PPV) – Este é o tipo padrão de cirurgia para reparar um buraco macular. Durante a VPP, o cirurgião remove o vítreo sobrejacente (a substância gelatinosa do olho) e uma fina camada da retina interna. O cirurgião então usa instrumentos para separar suavemente as bordas do orifício e incentivá-los a fechar. Geralmente é utilizada alguma forma de tamponamento, como bolha de gás, ar ou óleo de silicone. Este tamponamento atua como um remendo na parte externa da retina para permitir sua cura.
2.
Peeling da Membrana Limitante Interna (ILM) – Este procedimento envolve a remoção de uma membrana muito fina (chamada membrana limitante interna) que fica sobre a superfície da retina. O peeling de ILM é frequentemente realizado em combinação com PPV, especialmente se o buraco macular for grande.
Qual cirurgia de buraco macular é melhor? Em uma meta-análise (estudo comparativo) de ensaios clínicos randomizados de 2017, os pesquisadores compararam o PPV com e sem peeling de ILM para o tratamento de buracos maculares idiopáticos. Os resultados deste estudo mostraram que o peeling de ILM melhorou significativamente a taxa de fechamento do buraco macular em comparação com o PPV sozinho (92% vs 80%). Não houve diferenças significativas na acuidade visual ou eventos adversos entre os dois grupos.
Outro estudo descobriu que o peeling de ILM melhorou significativamente a taxa de fechamento completo do buraco macular em olhos com buracos maculares grandes (maiores que 400 µm de diâmetro).