casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata
Como é realizada uma tomografia computadorizada?
A tomografia axial computadorizada (TAC), também conhecida como tomografia computadorizada, é um procedimento de imagem médica que usa raios X para obter imagens transversais detalhadas do corpo. O procedimento é realizado por meio de uma máquina rotativa de raios X e um computador para processar e reconstruir as imagens. Aqui está uma explicação passo a passo de como uma tomografia computadorizada normalmente é realizada:
1.
Preparação do paciente :
- O paciente pode ser solicitado a remover quaisquer objetos metálicos, joias ou roupas com fechos metálicos que possam interferir nas radiografias.
- Eles também podem receber um agente de contraste (corante) para aumentar a visibilidade de certas estruturas ou órgãos.
- O paciente é posicionado na mesa de tomografia computadorizada.
2.
Posicionamento e alinhamento :
- O tomógrafo possui um pórtico, que é uma grande abertura circular, onde o paciente se deita.
- A mesa é movida para posicionar a parte do corpo a ser escaneada dentro do pórtico.
3.
Geração e detecção de raios X :
- O tomógrafo gira o tubo de raios X ao redor do paciente, emitindo um feixe fino de raios X em forma de leque.
- À medida que o feixe de raios X passa pelo corpo, ele é atenuado (absorvido ou espalhado) em diferentes graus por vários tecidos e estruturas.
- Detectores localizados em frente ao tubo de raios X medem a intensidade dos raios X que passam pelo corpo.
4.
Aquisição de dados :
- O tubo rotativo de raios X e o sistema detector adquirem continuamente múltiplas medições de raios X à medida que o pórtico gira.
- Os dados brutos coletados durante a rotação são conhecidos como “dados de projeção”.
5.
Reconstrução de imagem :
- Computadores poderosos processam e reconstroem os dados de projeção usando algoritmos avançados para gerar imagens transversais do corpo.
- Este processo é denominado reconstrução de imagem.
6.
Visualização e interpretação de imagens :
- As imagens resultantes da tomografia computadorizada são exibidas em um monitor, permitindo ao radiologista ou médico examinar as estruturas internas do corpo.
- O radiologista analisa as imagens para identificar quaisquer anomalias, lesões ou doenças.
7.
Pós-processamento :
- As imagens de TC podem ser processadas posteriormente utilizando software especializado para aprimorar características específicas ou criar reconstruções tridimensionais (3D) para melhor visualização.
8.
Geração de relatórios :
- O radiologista prepara um relatório que inclui os achados, observações e quaisquer recomendações necessárias com base nos resultados da tomografia computadorizada.
- O laudo é enviado ao médico solicitante para posterior avaliação e manejo do paciente.
É importante observar que o procedimento exato e os detalhes podem variar um pouco dependendo do tomógrafo específico e do centro médico que realiza o exame.