casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata

Como a cirurgia LASIK afeta a cirurgia de catarata?

A cirurgia LASIK não afeta diretamente a cirurgia de catarata. A cirurgia LASIK é um procedimento refrativo usado para corrigir a visão remodelando a córnea, reduzindo assim a dependência de óculos ou lentes de contato. A cirurgia de catarata, por outro lado, é realizada para remover a lente natural turva do olho que causa a catarata e substituí-la por uma lente intraocular artificial (LIO).

Após a cirurgia LASIK, a estrutura da córnea é alterada. No entanto, esta alteração da forma da córnea é considerada durante a cirurgia de catarata através do uso de técnicas apropriadas e tecnologia avançada. O cirurgião leva em consideração as alterações corneanas induzidas pelo LASIK ao planejar o procedimento de catarata, especialmente ao calcular a potência apropriada da lente para a LIO, a fim de alcançar o melhor resultado visual possível após a cirurgia de catarata.

Em alguns casos, os indivíduos que foram submetidos à cirurgia LASIK ainda podem desenvolver catarata numa fase posterior da vida devido ao processo natural de envelhecimento. Nessas situações, a cirurgia de catarata pode ser realizada com segurança considerando o procedimento LASIK anterior. O cirurgião pode usar técnicas especiais ou utilizar designs de lentes específicos para compensar a curvatura corneana alterada causada pelo LASIK.

No geral, a cirurgia LASIK não representa um obstáculo à cirurgia de catarata. As técnicas modernas de cirurgia de catarata estão equipadas para lidar com as alterações induzidas pelo LASIK e visam fornecer correção visual ideal e resultados de remoção de catarata para indivíduos que foram submetidos ao LASIK no passado.