casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata
O que é o apagamento completo do espaço subaracnóideo anterior em c5-c6 com possível deformação mínima da medula?
O apagamento completo do espaço subaracnóideo anterior em C5-C6 com possível deformação medular mínima é um achado radiológico observado na ressonância magnética (RM) da coluna cervical. Refere-se ao desaparecimento ou estreitamento significativo do espaço preenchido pelo líquido cefalorraquidiano (LCR) localizado anteriormente à medula espinhal, no nível entre a quinta e a sexta vértebras cervicais (C5-C6). Esta descoberta sugere que o espaço está sendo comprimido, potencialmente pelas estruturas circundantes.
Além disso, há menção de possível deformação medular mínima, indicando que a própria medula espinhal pode estar levemente deformada ou deslocada devido à compressão.
Um radiologista que interpreta uma ressonância magnética pode usar esta descrição para transmitir que há compressão significativa do espaço subaracnóideo anterior em C5-C6, com potencial para a medula espinhal ser afetada. Esse achado pode estar associado a várias condições subjacentes, como hérnia de disco espinhal, estenose espinhal ou outras lesões que ocupam espaço e que podem comprimir a face anterior do canal espinhal. O diagnóstico específico e o manejo adequado dependem da identificação da causa subjacente e de sua gravidade.