casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata
O que é o diagnóstico diferencial para glaucoma primário de ângulo aberto?
O diagnóstico diferencial do glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) inclui outras condições que podem causar sintomas semelhantes, como:
*
Hipertensão ocular: Esta condição é caracterizada por pressão ocular elevada, mas não causa danos ao nervo óptico ou perda de campo visual.
*
Síndrome de pseudoexfoliação: Esta condição é caracterizada pelo acúmulo de uma proteína chamada material pseudoexfoliante na superfície do olho. Pode levar ao glaucoma, mas não é o mesmo que GPAA.
*
Glaucoma pigmentar: Esta condição é caracterizada pelo acúmulo de pigmento na rede trabecular, que é o tecido que drena o líquido do olho. Pode levar ao glaucoma, mas não é o mesmo que GPAA.
*
Glaucoma de ângulo fechado: Essa condição ocorre quando o ângulo entre a íris e a córnea é muito estreito, o que bloqueia o fluxo de fluido do olho. Pode levar ao glaucoma, mas não é o mesmo que GPAA.
*
Glaucoma neovascular: Essa condição ocorre quando novos vasos sanguíneos crescem na íris, o que pode bloquear o fluxo de líquido do olho. Pode levar ao glaucoma, mas não é o mesmo que GPAA.
*
Glaucoma uveítico: Essa condição ocorre quando a úvea, que é a camada intermediária do olho, fica inflamada. Pode levar ao glaucoma, mas não é o mesmo que GPAA.
É importante consultar um oftalmologista se tiver algum sintoma de glaucoma, como:
* Perda gradual da visão periférica
* Visão turva
* Dificuldade de enxergar com pouca luz
* Dor nos olhos
* Dores de cabeça
O diagnóstico e tratamento precoce do GPAA podem ajudar a proteger a sua visão.