casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia de catarata

Conjuntivite Papilar Gigante (GPC)?

A conjuntivite papilar gigante (GPC) é uma doença ocular alérgica crônica que causa inflamação e crescimento de grandes protuberâncias carnudas (papilas) na parte interna da pálpebra superior. Essas papilas podem esfregar contra a córnea, a cobertura frontal transparente do olho, e causar sintomas como coceira, queimação, vermelhidão e sensação de algo no olho.

O GPC é comumente causado por uma reação alérgica a proteínas encontradas em certas substâncias, como:

Uso de lentes de contato:o GPC está particularmente associado ao uso prolongado de lentes de contato gelatinosas. As proteínas e depósitos que se acumulam nas lentes podem desencadear uma reação alérgica na conjuntiva.
Colírios ou medicamentos:Alguns colírios ou medicamentos, como medicamentos para glaucoma, podem causar GPC como efeito colateral.
Suturas cirúrgicas:Às vezes, o GPC pode se desenvolver após uma cirurgia ocular, principalmente se forem usadas suturas.
Outros alérgenos:A exposição a outros alérgenos, como pólen, poeira ou pêlos de animais, também pode contribuir para a GPC.
Os sintomas do GPC podem incluir:

Coceira
Queimando
Vermelhidão
Pálpebras inchadas
Uma sensação de algo nos olhos
Rasgo excessivo
Visão turva
Sensibilidade à luz
O GPC geralmente é diagnosticado com base nos sintomas do paciente e em um exame oftalmológico feito por um oftalmologista. O oftalmologista pode usar um corante especial para destacar as papilas e confirmar o diagnóstico.

O tratamento para GPC normalmente envolve evitar o alérgeno que causa a reação e controlar os sintomas. As opções de tratamento podem incluir:

Interromper o uso de lentes de contato ou mudar para um tipo diferente de lente
Evitar alérgenos, como pólen ou poeira
Usando lágrimas artificiais para aliviar a secura e irritação
Aplicar compressas frias para reduzir o inchaço
Usar colírios anti-histamínicos ou anti-histamínicos orais para reduzir a coceira e a inflamação
Em casos graves, pode ser necessária cirurgia para remover as papilas.

O GPC geralmente pode ser gerenciado de forma eficaz com tratamento adequado e evitando o alérgeno. Os usuários de lentes de contato devem seguir as instruções adequadas de cuidados com as lentes e consultar seu oftalmologista regularmente para monitorar quaisquer sinais de GPC.