casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Túnel do Carpo
O que o ducto torácico faz?
Função O ducto torácico drena toda a linfa do corpo abaixo do diafragma. Corre a partir da cisterna do quilo, um saco retroperitoneal que coleta a linfa do tronco intestinal e dos dois troncos lombares. O ducto torácico passa posteriormente ao lado da aorta e entra no tórax à medida que a aorta abdominal passa pelo hiato aórtico do diafragma. Dentro do tórax, ele passa ao lado do esôfago e deságua no sistema venoso na veia jugular esquerda ou na veia subclávia.
O ducto torácico transporta proteínas plasmáticas filtradas e excesso de fluidos teciduais de volta à corrente sanguínea. Transporta linfa de todos os tecidos do corpo abaixo do diafragma, exceto do membro superior direito e de alguns órgãos do hemitórax direito.
A maior parte da gordura absorvida pelo intestino delgado é transportada primeiro nos vasos linfáticos, antes de entrar na circulação venosa. Esses vasos linfáticos se unem para formar o tronco intestinal que eventualmente deságua no ducto torácico. O ducto torácico também contém quilo, um líquido leitoso que é absorvido na digestão.
Os gânglios linfáticos no ducto torácico ajudam a filtrar a linfa de vários detritos, bactérias e patógenos. Se alguma bactéria conseguir escapar para a corrente sanguínea depois de passar pelos gânglios linfáticos, o baço poderá filtrá-la.