casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Túnel do Carpo
O que é uma liberação do cordão do calcanhar?
A liberação do cordão do calcanhar, também conhecida como alongamento do tendão de Aquiles ou alongamento do tendão calcâneo, é um procedimento cirúrgico realizado para alongar o tendão de Aquiles, que conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. O procedimento normalmente é realizado para tratar a tensão no tendão de Aquiles, que pode causar dor, rigidez e dificuldade para caminhar.
Durante o procedimento, o cirurgião faz uma incisão na parte posterior da perna, expõe o tendão de Aquiles e alonga-o cuidadosamente. Isso pode ser feito por meio de diversas técnicas, como retirar uma parte do tendão ou costurá-lo de forma que permita maior alongamento. O cirurgião então fecha a incisão com suturas ou cola cirúrgica.
A cirurgia de liberação do cordão do calcanhar pode efetivamente aliviar a dor e melhorar a capacidade de locomoção de indivíduos com tendões de Aquiles tensos ou encurtados. No entanto, como acontece com qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos e complicações potenciais associados à cirurgia. É importante que os indivíduos que considerem este procedimento compreendam os potenciais benefícios e riscos envolvidos, bem como quaisquer alternativas ou opções de tratamento não cirúrgico disponíveis, antes de tomar uma decisão.
Após a cirurgia, os pacientes normalmente passam por um período de reabilitação e fisioterapia para ajudar a fortalecer e alongar o tendão de Aquiles e recuperar a função normal do pé e tornozelo. O processo de recuperação pode variar de várias semanas a vários meses, dependendo da condição do indivíduo e da taxa de cura.