casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Túnel do Carpo

Como a medula espinhal funciona como estação retransmissora?

A medula espinhal serve como uma estação retransmissora crucial para a comunicação de informações sensoriais entre o sistema nervoso periférico e o cérebro, bem como para comandos motores originados do cérebro para os efetores periféricos. Veja como a medula espinhal atua como uma estação retransmissora:

1. Relé Aferente (Sensorial) :
- Neurônios sensoriais no sistema nervoso periférico transmitem informações sobre tato, temperatura, dor e propriocepção (senso de posição corporal) para a medula espinhal através de seus receptores sensoriais.
- Esses neurônios sensoriais entram na medula espinhal através dos gânglios da raiz dorsal e fazem sinapse com os interneurônios sensoriais dentro da substância cinzenta da medula espinhal.
- Os interneurônios sensoriais então retransmitem essas informações sensoriais para as regiões apropriadas do cérebro através dos tratos ascendentes, como o trato espinotalâmico para dor e temperatura ou o trato da coluna dorsal-lemnisco medial para toque fino e propriocepção.

2. Relé Eferente (Motor) :
- O cérebro envia comandos motores aos músculos através da medula espinhal. Esses comandos originam-se das áreas motoras do córtex cerebral e descem pelos tratos descendentes dentro da medula espinhal.
- Os tratos descendentes fazem sinapse com os interneurônios motores (neurônios motores alfa e gama) dentro da substância cinzenta da medula espinhal.
- Os interneurônios motores transmitem esses comandos motores aos neurônios motores periféricos, que por sua vez estimulam a contração das fibras musculares.

3. Reflexos Espinhais :
- Além de transmitir informações sensoriais e comandos motores, a medula espinhal também serve como centro para ações reflexas. Os reflexos são respostas rápidas e automáticas a estímulos específicos que ocorrem no nível da coluna vertebral, sem pensamento consciente ou envolvimento cerebral.
- Neurônios sensoriais (fibras aferentes) transmitem informações sensoriais à medula espinhal, onde fazem sinapse com interneurônios motores (fibras eferentes) para ativar a resposta motora apropriada.
- Por exemplo, o reflexo instintivo, também conhecido como reflexo patelar, envolve um neurônio sensorial que detecta um estiramento no músculo quadríceps, causando uma contração rápida do mesmo músculo através de um circuito reflexo espinhal para manter a estabilidade articular.

No geral, a medula espinhal atua como uma estação retransmissora crucial, transmitindo informações sensoriais ao cérebro, retransmitindo comandos motores do cérebro para os músculos e mediando os reflexos espinhais.