casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Túnel do Carpo

O que é uma punção lombar?

Uma punção lombar, também conhecida como punção lombar, é um procedimento médico que envolve a inserção de uma agulha fina no canal espinhal para coletar uma amostra de líquido cefalorraquidiano (LCR). O LCR é o líquido transparente que envolve o cérebro e a medula espinhal e ajuda a protegê-los.

Uma punção lombar é normalmente realizada em um hospital ou clínica ambulatorial e leva cerca de 30 a 60 minutos para ser concluída. O paciente geralmente é posicionado deitado de lado, com os joelhos e a cabeça inclinada em direção ao peito. O médico irá então inserir um anestésico local na pele e no tecido subjacente para anestesiar a área. Assim que a área estiver anestesiada, o médico usará uma agulha espinhal para entrar no canal espinhal e coletar uma amostra de LCR.

A amostra de LCR é então enviada a um laboratório para análise. Os resultados da análise podem ajudar a diagnosticar uma variedade de condições, incluindo infecções, sangramentos, tumores e outros distúrbios do cérebro e da medula espinhal.

As punções lombares são geralmente consideradas seguras, mas existem alguns riscos potenciais, incluindo sangramento, infecção e dor de cabeça. No entanto, estes riscos são raros e a maioria dos pacientes recupera rapidamente do procedimento.