casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia do Túnel do Carpo
Quais exercícios podem prevenir a síndrome do túnel do carpo?
A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma condição que ocorre quando o nervo mediano é comprimido no túnel do carpo, uma passagem estreita no punho. A STC pode causar dor, dormência e fraqueza na mão e no punho.
Embora não exista uma maneira infalível de prevenir a STC, certos exercícios podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença. Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos e tendões do pulso, melhorar a flexibilidade e reduzir a inflamação.
Aqui estão alguns exercícios que podem ajudar a prevenir a síndrome do túnel do carpo: *
Flexão e extensão do punho: Este exercício ajuda a fortalecer os músculos que flexionam e estendem o pulso. Para fazer este exercício, fique em pé com os braços ao lado do corpo. Dobre os pulsos para cima de modo que as palmas das mãos fiquem voltadas para o céu e, em seguida, estenda os pulsos para baixo de modo que as palmas das mãos fiquem voltadas para o chão. Repita este movimento por 10-15 repetições.
*
Rotação do pulso: Este exercício ajuda a melhorar a flexibilidade do pulso. Para fazer este exercício, fique em pé com os braços ao lado do corpo. Gire os pulsos em movimentos circulares, primeiro no sentido horário e depois no sentido anti-horário. Repita este movimento por 10-15 repetições em cada direção.
*
Exercícios de fortalecimento de preensão: Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos que seguram os objetos. Para fazer esses exercícios, você pode usar um fortalecedor de preensão ou simplesmente apertar uma bola anti-stress. Aperte o reforçador de preensão ou a bola anti-stress por 10 a 15 segundos e depois solte. Repita este movimento por 10-15 repetições.
*
Exercícios de oposição do polegar: Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos que controlam o polegar. Para fazer esses exercícios, fique em pé com os braços ao lado do corpo. Toque com o polegar em cada dedo, um de cada vez. Repita este movimento por 10-15 repetições em cada mão.
*
Exercícios de abdução e adução dos dedos: Esses exercícios ajudam a melhorar a flexibilidade dos dedos. Para fazer esses exercícios, fique em pé com os braços ao lado do corpo. Afaste os dedos o máximo que puder e junte-os novamente. Repita este movimento por 10-15 repetições.
É importante ressaltar que esses exercícios devem ser feitos com cautela e moderação. Se sentir alguma dor ou desconforto, pare o exercício e consulte um profissional de saúde.