casa | | Informação em Saúde > | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass
Por que o sangue de um feto desvia dos pulmões até depois do nascimento?
O sangue do feto desvia dos pulmões até depois do nascimento porque os pulmões não estão totalmente desenvolvidos e ainda não são capazes de realizar trocas gasosas. O bebê recebe oxigênio e nutrientes do sangue da mãe através da placenta.
A placenta é um órgão que cresce na parede do útero durante a gravidez. Está conectado ao bebê pelo cordão umbilical. O cordão umbilical contém três vasos sanguíneos:duas artérias e uma veia. As artérias transportam sangue desoxigenado do bebê para a placenta. A veia transporta sangue oxigenado e nutrientes da placenta para o bebê.
A placenta atua como um filtro para o sangue do bebê. Ele remove resíduos e dióxido de carbono do sangue do bebê e fornece oxigênio e nutrientes. A placenta também produz hormônios que ajudam a manter a gravidez.
Após o nascimento, os pulmões do bebê começam a funcionar e o bebê respira pela primeira vez. Os vasos sanguíneos dos pulmões se abrem e o bebê começa a trocar oxigênio e dióxido de carbono com o ar. A placenta não é mais necessária e é expelida do corpo.