casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass

Qual é o significado do cupdetal?

Golpe de Estado (pronunciado /ˌkuː deɪˈtɑː/ ou /ˌkuː deɪˈtæt/; Francês:[ku deta], lit. 'golpe de estado') é uma tomada repentina e ilegal de poder de um governo. O termo é mais frequentemente usado para se referir à tomada militar de um governo civil. No entanto, também pode ser usado para descrever a derrubada de uma ditadura militar ou a substituição de um governo civil por outro.

Os golpes de estado são normalmente executados por um pequeno grupo de elites, como oficiais militares, funcionários do governo ou empresários ricos. Freqüentemente, usam a força ou a ameaça de força para atingir seus objetivos. No entanto, alguns golpes de Estado também são incruentos, envolvendo a demissão ou destituição do governo existente sem qualquer luta.

Golpes de Estado são uma ocorrência comum em muitas partes do mundo. Eles têm sido especialmente frequentes na África, Ásia e América Latina. No entanto, também ocorreram em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e a França.

As causas dos golpes de estado são complexas e variadas. No entanto, alguns factores comuns incluem instabilidade política, desigualdade económica e agitação social. Os golpes de estado também podem ser causados ​​por intervenção estrangeira, como quando uma potência estrangeira apoia um golpe para derrubar um governo hostil.

As consequências dos golpes de Estado podem ser devastadoras. Podem levar à violência, à instabilidade e à perturbação económica. Os golpes de Estado também podem preparar o terreno para conflitos futuros, pois muitas vezes criam novas queixas e lutas pelo poder.

Apesar das consequências negativas, os golpes de Estado podem, por vezes, ser bem sucedidos na obtenção de mudanças positivas. Por exemplo, alguns golpes de estado levaram ao estabelecimento de governos mais democráticos e estáveis. No entanto, os golpes são sempre uma tarefa arriscada e só devem ser utilizados como último recurso.