casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Cirurgia Bypass

Um fumante pode fazer uma cirurgia de revascularização do miocárdio?

A cirurgia de revascularização miocárdica (CABG) é um procedimento cirúrgico importante usado para tratar doença arterial coronariana grave. O objetivo da cirurgia de revascularização do miocárdio é melhorar o fluxo sanguíneo para o coração, contornando as artérias coronárias bloqueadas ou estreitadas.

Fumar é um importante fator de risco para doença arterial coronariana e também pode aumentar o risco de complicações após a cirurgia de revascularização do miocárdio. No entanto, fumar não significa necessariamente que uma pessoa não seja candidata à cirurgia de revascularização do miocárdio.

A decisão de realizar ou não a cirurgia de revascularização do miocárdio em um fumante é feita caso a caso. O cirurgião considerará a saúde geral do paciente, a gravidade da doença arterial coronariana e o histórico de tabagismo.

Em geral, os fumantes que estão considerando a cirurgia de revascularização do miocárdio são aconselhados a parar de fumar o mais rápido possível. Parar de fumar pode ajudar a melhorar o sucesso da cirurgia e reduzir o risco de complicações.

Se um fumante não conseguir parar de fumar antes da cirurgia de revascularização do miocárdio, ele ainda poderá fazer a cirurgia. No entanto, eles precisarão ser monitorados de perto após a cirurgia e podem ser obrigados a tomar precauções adicionais para reduzir o risco de complicações.

No geral, a decisão de realizar ou não a cirurgia de revascularização do miocárdio em um fumante é complexa e cabe ao cirurgião, caso a caso.