casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Redução de mama

Você pode ir para uma cama de bronzeamento artificial durante a amamentação?

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as mulheres que amamentam evitem camas de bronzeamento artificial. As camas de bronzeamento artificial emitem radiação ultravioleta, que pode ser prejudicial tanto para as pessoas que amamentam quanto para o bebê que amamenta.

Exposição à radiação
A radiação ultravioleta pode danificar o DNA das células, causando problemas de saúde como o câncer. Algumas pesquisas relacionaram a exposição à radiação ultravioleta das camas de bronzeamento com um risco aumentado de melanoma e outros tipos de câncer de pele.

Riscos à saúde do bebê amamentado
Existe alguma preocupação de que a exposição à radiação ultravioleta das camas de bronzeamento artificial possa prejudicar o lactente:
- As camas de bronzeamento artificial podem reduzir o nível de folato, uma vitamina B, no leite materno. O folato desempenha um papel vital na produção de glóbulos vermelhos, na síntese de DNA e no crescimento dos tecidos.
- Estudos sugerem uma possível ligação entre a exposição à radiação ultravioleta durante a gravidez ou a lactação, com um risco aumentado de certas condições médicas em crianças, incluindo problemas do sistema imunitário e possivelmente perturbações do desenvolvimento neurológico.

Devido a estas preocupações, é geralmente aconselhável que as mulheres evitem camas de bronzeamento artificial, especialmente durante a amamentação.