casa |  | Informação em Saúde >  | Cirurgias de Operações | Redução de mama

Como funciona a amamentação?

Amamentação é o processo pelo qual a mãe fornece leite para o bebê a partir dos seios. É um processo biológico natural que envolve uma interação complexa de hormônios, dos seios e do reflexo de sucção do bebê.

Veja como funciona a amamentação:

1. Regulação hormonal:

- Progesterona e Estrogênio: Durante a gravidez, os hormônios progesterona e estrogênio preparam os seios para a produção de leite.
- Prolactina: Após o parto, a queda repentina nos níveis de progesterona e estrogênio faz com que a glândula pituitária libere prolactina, o principal hormônio responsável pela produção de leite.
- Oxitocina: Amamentar o seio estimula a liberação de oxitocina, que provoca a contração dos músculos ao redor dos dutos de leite, resultando na ejeção ou "descida" do leite.

2. Anatomia da Mama:

- Alvéolos: Os seios contêm pequenos sacos chamados alvéolos, onde o leite é produzido e armazenado.
- Dutos de leite: Os alvéolos estão conectados aos dutos de leite, que transportam o leite até o mamilo.
- Mamilo e aréola: O mamilo e a área circundante (aréola) contêm glândulas especializadas que secretam óleos para hidratar e proteger o mamilo.

3. Reflexo de Amamentação:

- Aleitamento do bebê: A ação de sucção do bebê estimula as terminações nervosas do mamilo, transmitindo um sinal ao cérebro.
- Produção e Ejeção: Essa estimulação provoca a liberação de prolactina e ocitocina, levando à produção e ejeção de leite dos alvéolos e dutos de leite.
- Engolir: A sucção do bebê também promove a deglutição, permitindo a ingestão do leite.

4. Composição do leite:

- Colostro: Os primeiros dias de amamentação produzem um líquido espesso e amarelado chamado colostro. O colostro é rico em nutrientes, anticorpos e fatores essenciais que apoiam o sistema imunológico do bebê recém-nascido.
- Leite Maduro: Após alguns dias, a composição do leite materno muda para produzir leite maduro. O leite maduro consiste em uma combinação equilibrada de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, hormônios e anticorpos que fornecem nutrição completa para o bebê em crescimento.

5. Demanda e oferta:

- Iniciação e Manutenção: A sucção frequente do bebê sinaliza ao corpo para aumentar a produção de leite. Quanto mais o bebê mamar, mais leite o corpo da mãe produzirá.
- Regulamento: Com o tempo, o corpo ajusta a produção de leite com base na procura do bebé, estabelecendo um delicado equilíbrio entre oferta e procura.

A amamentação é um processo dinâmico e responsivo que permite às mães fornecer aos seus bebés a nutrição ideal e a protecção imunológica de que necessitam para um crescimento e desenvolvimento óptimos.